Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

E foi assim que tudo começou...

A primeira vez que pesquei foi no verão de 2002, apanhei 2 ou 3 achigãs no Rio Sorraia e pronto fiquei por aí. Este ano e por brincadeira fui à pesca à pista de Santa Justa, pesquei directo e apanhei um barbo e umas quantas abletes. Enquanto uns amigos pescavam ao fundo e a pescaria deles ficou-se por duas ou três fataças e uns barbos.
Para ser sincero achei um bocado seca, mas no dia seguinte o petisco estava qualquer coisa de extraordinário, é verdade, para quem o único peixe de rio que tinha comido foi o Achigã grelhado na brasa, estes peixinhos fritos com um arrozinho de tomate foi uma maravilha.
No dia seguinte, fomos à loja de pesca no Couço e o meu amigo André Charrua ofereceu-me a minha primeira cana de pesca para o achigã.
Depois desta oferta até à compra do carreto foi um dia. Um carreto da Vega que por incrivel que pareça durou uma semana (tal não foi a quantidade de peixe que puxou). As amostras, essas comprei de toda as maneira e feitio, rapalas, medalhas, spinbaits, vinis, etc, etc. Depois ainda investi numas amostras dos chineses, ao menos essas quando ficam presas não fico a chorar o preço delas, enfim o que começou com uma brincadeira tornou-se numa coisa séria... Quase um vício (posso tirar o "quase")
O meu amigo João, esse sim um pescador a sério já de longa data, mas que tinha o "bichinho da pesca" esquecido, ao ver algumas das minhas fotos, despertou e tem sido um grande companheiro nas boas e más pescarias!
O João rapidamente tirou o pó das suas canas e pô-las a trabalhar, de açude em açude ou mesmo no Sorraia, onde chegou a duvidar da existência de achigã no nosso rio.

Com este blog iremos aqui publicar as nossas aventuras na pesca ao achigã, como não somos nenhuns profissionais aceitamos todo o tipo de sugestões dicas e técnicas, bem como convites para pescar em açudes privados! :)

O meu primeiro achigã deste ano:


José Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário