Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Nem sempre tudo corre mal

Apesar de no sábado ter sido dia de mariscada, e de a hora de levantar ao domingo não ter sido alterada! Eram 6h da manhã quando me levantei, o corpo dorido e a cabeça pesada não foram motivos suficientemente fortes para faltar ao compromisso semanal de ajudar o meu pai, e mais tarde a partir das 9h30 meter-me no Jeep e ir até ao meu cantinho do Sorraia fazer uns lançamentos na esperança de mesmo com o frio picasse alguma coisa! Mesmo que isso não aconteça as duas ou três horas que ali passo ajudam certamente a aliviar do stress de uma semana de trabalho e tornam o final do fim de semana muito mais relaxante...
Para ontem tinha uma pescaria combinada com três amigos, o engraçado é que à hora marcada nenhum deles apareceu nem atenderam o telefone! Enfim como dizia o meu avô: "noites alegres manhãs tristes".
Também ontem antes das 9h comprei ao Ricardo da RianaSport a minha primeira amostra AWA-SHIMA:

Um crankbait, bonito com 7,5 gramas e 5 centimetros de comprimento, infelizmente não utilizei, pq a zona onde gosto de pescar tem alguns paus e não me apeteceu ficar sem ela no primeiro dia.
Assim pesquei com uns grubs da Zoom com montagem Texas, mas em vez de utilizar a bala a circular livremente pelo fio, utilizei dois chumbos 8 fixos o que tb permite um bom trabalhar da amostra mais ao fundo! O fruto dessa pescaria, foram três peixinhos com um palmo e pouco, onde dois deles foram pescados praticamente junto à margem e o outro mais para o meio do rio, por sinal o maior onde senti uma forte picada e pensei que tinha apanhado a avó dos outros dois, enganei-me, pesquei um primo pouco mais velho!
Há pouco e em conversa com o David Amado, um membro do nosso grupo do Facebook - o Cana & Carreto Bass Team(http://www.facebook.com/groups/211821585573559/?notif_t=group_r2j) , falei-lhe se poderia existir já com alguma frequencia o peixe junto do seu ninho, o David, um pescador mais experiente, falou-me que não, apenas e de vez em quando vêm alimentar-se mais acima!
Conversa puxa conversa, e acabámos nas montagens, onde partilhámos os dois a idéia da técnica Texas ser a que nesta altura terá melhores resultados!
No site da equipa do David (http://www.achigasdeportugal.com) está um artigo dedicado aos varios tipos de montagens em vinil para a pesca do achigã:  http://www.achigasdeportugal.com/montagens.html

Também no YouTube está este vídeo que ensina a fazer a montagem Texas:
http://www.youtube.com/watch?v=zxRDLV0mbzk

Divirtam-se e boas pescarias!

José António Martins

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

E finalmente o equipamento oficial de Inverno e Primavera

Finalmente temos as nossas sweat-shirts, devidamente identificadas e personalizadas, para pescarmos nestes dias frios de Inverno e nas manhãs frescas de Primavera!
Espero que gostem.

frente:






costas:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Início de ano de mãos a abanar...

Terça feira dia 3 de Janeiro de 2012, 10h da manhã, sol, muito sol e lá fui eu com o meu colega António (ambos de férias) para a primeira pescaria do ano e para estrear a sweat-shirt do Cana & Carreto Bass Team.
Sequiosos de pesca lá fomos. Neste açude, no final do verão em menos de duas horas apanhámos e libertámos perto de duas dezenas de achigãs, por isso e sendo um açude privado à partida seria certo que a pescaria iria ser excelente, dado que o açude também não é muito grande. Passaram duas horas e nada, nem um toque, experimentei quase todas as minhas amostras, dei a volta ao açude e nada. O António há muito que tinha desistido e eu, por fim também desisti.





Ontem dia 5, o meu amigo João Cortes que também esteve de férias desafiou-me para irmos à pesca, hora de partida 9h, destino zona da Lamarosa, frio de rachar e para ajudar a festa vento. Passado uns minutos o céu abriu e o vento parou. Comentámos um com o outro, ora aí está, agora é que vais ser. Dezenas de lançamentos em vão, tive um toque, mas talvez fosse um toque num pau ou no fundo. Toca a arrumar o material e rumámos a um novo destino.
Um novo açude que nos falaram que também era muito bom de achigãs (um local a considerar para futuras pescarias quando o peixe se movimentar mais e andar mais à superfície). Pois, mas achigãs nem vê-los. Frustados por não apanharmos nada,  mas satisfeitos pela manhã divertida que tivemos voltamos a arrumar o material e casa eram horas de almoço...




Persistentes que somos, ontem voltámos a combinar uma pescaria para hoje, mas às 10h para não ser tão cedo, porque levantar cedo de invcerno para não apanhar nada já tinha chegado o dia anterior.
Mas às 10h em Coruche estava um nevoeiro terrível, e quando chegámos ao Monte da Barca, começou a limpar e pôs-se uma manha de verão, um pouco mais fria e sem peixe.
Quem acompanha e lê o Cana & Carreto, pensa que somos masoquistas e que a habilidade é pouca, mas a verdade é que o simples facto de irmos à pesca alivia-nos o stress e mantém-nos bem dispostos para o resto do dia independentemente de apanharmos peixe ou não!..
Melhores dias virão, quem sabe Domingo???

José António Martins